Desbloqueio de Benefício

Desbloqueio de Benefício

Aprenda como desbloquear o benefício pelo Meu INSS

O consignado é bastante solicitado no Brasil e os aposentados e pensionistas do INSS podem fazer o desbloqueio do benefício para fazer empréstimo consignado.

Desde 2019 esse desbloqueio pode acontecer de maneira digital, sem burocracia e sem precisar pegar uma fila ou se deslocar a uma agência.

Isso trouxe muito mais comodidade para você que teve seu benefício aprovado e quer liberar o empréstimo consignado. 

Vamos entender mais de como isso pode ser feito? Confira o texto completo e veja como é possível fazer essa liberação do consignado pelo aplicativo do Meu INSS.

O que é preciso para liberar o empréstimo consignado

Em primeiro lugar, para desbloquear um benefício é preciso ter um benefício consignável. Isso quer dizer que seu benefício tem que estar incluso nos que podem ser atendidos.

Veja com a nossa equipe, se o seu benefício é consignável.

Após a concessão do benefício, você deve aguardar um prazo de 90 dias para solicitar o desbloqueio para empréstimo consignado.
Caso já receba o benefício a mais de 90 dias, você já pode solicitar o desbloqueio.

Enquanto aguarda esse período, todo novo beneficiário está estritamente proibido de contratar qualquer empréstimo deste modalidade, pois o mesmo encontra-se como bloqueado para empréstimo.

Vale lembrar que essa modalidade de empréstimo tem seu pagamento diretamente descontado em folha, diferente de outros empréstimos contratados por aí. Isso faz com que os juros e taxas sejam muito mais baixos que nas outras linhas de crédito por aí. Mas ainda assim nem todos os benefícios podem solicitar um consignado.

 
 

Quais documentos são necessários?

Para solicitar o desbloqueio do seu benefício, é necessário ser o titular da aposentadoria ou pensão ou ser representante legal do titular. 

Geralmente não costumam solicitar documentação para a solicitação de desbloqueio. Mas, para comprovar a titularidade do benefício, alguns documentos podem ser necessários, tais como:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  • CPF;
  • Termo de Representação Legal, se for o caso.

Importante: O procurador não pode realizar o desbloqueio do benefício. Sendo assim, não será possível realizar empréstimo consignado para benefícios com procurador cadastrado.

Liberando o benefício para empréstimo consignado

Para liberar seu benefício do INSS para fazer consignado, vamos te ensinar como fazer essa liberação pelo Meu INSS.

Você precisa seguir um passo a passo muito simples: 

  • Passo 1 – Acessar o Meu INSS;
  • Passo 2 – Acessar a opção Agendamento / Solicitações;
  • Passo 3 – Buscar o serviço desejado;
  • Passo 4 – Solicitar o desbloqueio do benefício.

Veja mais detalhes do passo a passo!

 

Acessando o Meu INSS

Para ter acesso ao Meu INSS, é preciso possuir login e senha cadastrados no site ou aplicativo.

Então se você ainda não possui login, o primeiro passo é acessar o Meu INSS, inserir seu CPF e seguir as instruções para cadastro da sua senha.

Se você possui conta no Gov.Br, saiba que com esse único cadastro é possível acessar diversos serviços, incluindo o Meu INSS.

Fonte: Site Meu INSS

Acessar a opção Novo pedido

Depois de fazer o login, o usuário será redirecionado para a tela inicial do Meu INSS. É nessa tela que deve-se procurar e clicar na opção “Novo pedido”.

Fonte: Site Meu INSS

Buscar o serviço desejado

Nessa parte é onde o beneficiário abrirá um requerimento para solicitar o desbloqueio do benefício para empréstimo consignado. 

Clique em “Novo requerimento” e serão listados todos os serviços disponíveis. Mas você deverá digitar “desbloquear” no campo “Que atendimento você deseja”.

Dessa forma será carregada a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.

O processo é todo feito à distância e apenas exige atendimento presencial caso precise de comprovação adicional. 

Fonte: Site Meu INSS

Solicitar o desbloqueio do benefício

Agora aparecerão algumas informações importantes referentes às regras do consignado. Você precisa ler e verificar se está tudo certo para avançar. 

Lembrando que se o seu benefício foi concedido há menos de 90 dias, é importante aguardar os prazos corretos para solicitar o desbloqueio do empréstimo. 

Vai aparecer uma tela com mais informações sobre o desbloqueio e você pode clicar em avançar novamente.

Na solicitação do desbloqueio, você poderá carregar os arquivos com a documentação necessária para continuar. Envie no formato PDF, colorido 24 bits e com qualidade 150 DPI.

Cada arquivo tem que ter o tamanho máximo de 5 MB e caso seja necessário carregar mais de um, o tamanho total não pode ser maior que 50 MB.

A partir desse momento, preencha informações nos campos de: 

  • Email;
  • Telefone;
  • CPF;
  • Se deseja acompanhar o processo por email;
  • E número do Benefício

Haverá também uma caixa de perguntas com três opções: 

  1. Não. Eu sou o titular.
  2. Representante Legal.
  3. “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido”?

Responda os outros campos de informações opcionais e pode clicar em avançar para concluir esta etapa. 

Quanto tempo costuma demorar para desbloquear o benefício para empréstimo?

Após a solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo consignado, o prazo médio para conclusão é de 30 dias corridos, conforme informações do INSS. Mas há casos em que o desbloqueio é concluído de 24h a 48h.

Por isso, é importante informar todos os seus dados corretamente para que a confirmação e comprovação das informações sejam feitas o mais rápido possível.

Para acompanhar o andamento, basta acessar o Meu INSS e consultar na opção “Consultar Pedidos”.

Outra opção é consultar o extrato de empréstimo consignado Se o benefício já estiver desbloqueado, constará no documento a informação “Bloqueado para empréstimo: Não”.

extrato de empréstimo

 

Conheça o empréstimo consignado da Agência do Crédito.

Agora que seu benefício já está desbloqueado, você pode aproveitar as melhores condições e fazer seu empréstimo consignado com a Agência do Crédito.

Prático e descomplicado, em nosso site ou aplicativo você solicita seu consignado em menos de 10 minutos e garante dinheiro na conta em até 24h a partir da formalização da proposta.

Além disso, você acompanha todo o andamento da sua solicitação acessando sua conta, sem sair de casa e na palma da sua mão.

 
E se ficou com dúvida em alguma parte do processo de empréstimo, conte com nosso time de especialistas que estão à disposição para te oferecer atendimento exclusivo e diferenciado.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.